O ser humano costuma ser definido como humano, não a partir de sua totalidade, mas de uma de suas característica, como por exemplo, quando se diz que o indivíduo da espécie homo sapiens é humano, é porque é racional. Outra característica distintiva do ser humano dos demais animais é a linguagem. O ser humano é um ser de linguagem, um ser de comunicação.
Existem muitas formas de comunicação utilizadas pelo ser humano que lhe permitem expressar seu pensamento, seus sentimentos e seus desejos. Então a comunicação se impõe e se dispõe como uma forma de expressão humana, mas também de outros animais, dentre eles os insetos.
O ser humano se expressa (se comunica) através de formas de comunicação verbal e não-verbal. Uma das formas de comunicação não-verbal utilizadas pelo ser humano é a trofolaxe, cuja forma de comunicação talvez tenha aprendido com as formigas.
Explica-se: a trofolaxe é uma forma de comunicação química utilizada por insetos sociais como a formiga para comunicar a outros elementos de sua espécie, suas necessidades individuais e coletivas. Para que a comunicação ocorra, dois indivíduos encostam as antenas umas às outras e as movimentam, como que numa espécie de beijo.
Pois bem. Hoje é o dia de uma forma de comunicação humana não-verbal muito expressiva: o beijo, expressão característica dos que têm muito a comunicar em termos de sentimentos e desejos, cujas palavras são incapazes de expressar em toda sua plenitude.
Por isso, os amigos se beijam. Por isso os amantes se beijam. Antes do beijo se constituir como uma forma de expressão enigmática, o beijo dos amantes se caracteriza como uma expressão enzimática.
Ribamar Silva
Amei esse texto, pensava que tinha sido o Orsely que o tinha escrito :p
ResponderExcluirPolybruna!
Não, o texto é do professor Ribamar Silva a quem, desde sempre, agradeço pela honra dos seus textos sempre absolutamente geniais.
ResponderExcluir